Brasília, 17/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Dois deputados estaduais de Roraima foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado por aliciamento de eleitores e oferecimento de vantagens em troca de votos, nas eleições de 2002. Jalser Renier (PFL) e Flávio Chaves (PV) perderam o mandato ontem, em decisão unânime do TRE de Roraima.
Jalser Renier é acusado de ter distribuído, em período eleitoral, cartões magnéticos para acesso gratuito a um cinema de Boa Vista e a um parque aquático e de patrocinar uma festa comemorativa ao Dia do Professor, uma semana antes das eleições. Ele teria também distribuído distribuir, no período eleitoral, bolsas de estudo para o curso pré-vestibular Vencer, apontado como sendo de sua propriedade.
No caso de Flávio Chaves, a acusação é de que, no período eleitoral, ele teria mandado instalar kits de irrigação em uma comunidade indígena, localizada na região de São Marcos, norte de Roraima. Conforme denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral, o benefício teria sido em troca de votos. Outro fato destacado na denúncia é que, depois das eleições, Flávio Chaves teria mandado retirar os kits da comunidade indígena.
Os deputados cassados podem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas sem o mandato, que deverá ser preenchido pelos suplentes.
Informações da Procuradoria Geral da República