Com informações da Swiss Info
Brasília - Pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), sediado na Suiça, aponta que o Brasil é o 39° país no uso da tecnologia. Nos últimos três anos, apresentou crescimento de 309%. Na América Latina, só ficou atrás do Chile, que alcançou o 32º lugar. O incremento do uso de tecnologia no país andino, no mesmo período, chegou a casa dos 472%.
A classificação do WEF foi baseada nos seguintes critérios: existência ou não de regulamentação das tecnologias de informação; a capacidade da população, das empresas e do Estado de utilizá-las e o seu nível de conhecimento.
Nesse ranking os Estados Unidos estão em primeiro lugar devido ao forte uso das tecnologias de informação pelas empresas e administrações. Em segundo lugar ficou Cingapura (há oito anos o país estava em oitavo), beneficiado por uma política voluntarista de promoção das tecnologias da informação.
Em terceiro, quarto e quinto ficaram países nórdicos: Finlândia, Suécia e Dinamarca. O Canadá ficou em sexto lugar e a Suíça em sétimo.
Países asiáticos investem em modernidade
Além de Singapura, outros países asiáticos destacaram-se também pelo bom posicionamento na pesquisa: Japão (12o), Taiwan (17o), Hong Kong (18o), Coréia do Sul (20o) e Malásia (26a). Segundo o WEF a Índia ficou em 45o lugar e a China em 51o.
No continente africano, apenas a África do Sul consegue se destacar (37o lugar no ranking mundial), vindo depois a Tunísia (40o) e as Ilhas Maurício (43o).
Israel, 16º colocado no ranking, deve o seu bom posicionamento à qualidade da sua pesquisa cientifica, indicou a pesquisa do WEF "Global Information Technology Report".