Rio, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O comércio do Rio de Janeiro apresenta um fluxo maior de vendas neste final de ano. Mesmo assim fechará 2003 no vermelho. Os dados do Clube dos Diretores Lojistas (CDL) apontam um movimento 17% inferior aos anos anteriores.
Segundo o superintendente do CDL do Rio, Ubaldo Pompeu, o nível de emprego e renda melhorou e os consumidores com uma melhor performance – ganhos entre R$ 800 e R$ 1.200 - estão quitando seus débitos, restabelecendo o crédito junto ao comércio e comprando em sua maioria vestuário, brinquedos e eletrodomésticos, dentro de uma expectativa boa, inclusive para os meses de janeiro e fevereiro, períodos considerados mais fracos em função de férias.
Ubaldo Pompeu explicou que a recuperação das vendas a partir do segundo semestre deste ano se deu pelo retorno das promoções e ampliação do crediário ao consumidor. O fato foi detectado pelo aumento recorde de 47,6% nas consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), registrado em novembro último em relação ao mesmo período do ano passado.