Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Banco Central qualificou quatro bancos - Bradesco, Itaú, GE Capital e Unibanco - para participar da disputa pelo Banco do Estado do Maranhão, que está sob o controle da União. O edital de abertura do processo de desestatização será publicado amanhã, no Diário Oficial da União. O documento é assinado pelo diretor de Liquidações e Desestatização do BC, Antônio Gustavo Matos do Vale.
O BEM foi federalizado em 2000, e durante dois anos o governo passado tentou vender as ações da instituição sem sucesso. Na única vez em que a data do leilão não foi adiada, o Bradesco, única instituição habilitada para participar da compra, não enviou representante para dar o lance de compra. O último leilão foi marcado para 4 de fevereiro deste ano, mas o governo adiou a venda por tempo indeterminado.
Outros três bancos estaduais, também já federalizados, aguardam a venda de suas ações: Banco do Estado do Piauí (BEP), Banco do Estado do Ceará (BEC) e Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). O BEM foi avaliado em R$ 91,9 milhões.
No governo passado, foram privatizados os bancos estaduais do Amazonas (BEA), da Bahia (BANEB), de Goiás (BEG), de São Paulo (Banespa), do Paraná (Banestado), do Rio de Janeiro (Benerj), da Paraíba (Paraiban), de Pernambuco (Bandepe) e de Minas Gerais (Bemge).