Parlamentares criticam cortes no orçamento do Meio Ambiente e Integração Nacional

16/12/2003 - 12h39

Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Parlamentares da Comissão de Orçamento votaram até agora apenas um dos cinco relatórios setoriais previstos para serem votados hoje. Os congressistas concluiram a votação dos destaques do relatório de Poderes do Estado e Representação e por quase três horas discutiram o relatório de Integração Nacional e Meio Ambiente. Os parlamentares não pouparam críticas ao relatório do deputado Júlio César (PFL/PI). O relator justificou parte dos cortes nas emendas afirmando que estes foram feitos de maneira linear, mas a explicação não conteve as críticas.

De acordo com o vice-presidente da Comissão, Pauderney Avelino (PFL/AM), o ministério da Integração Nacional sofreu um corte de 50% em relação ao que foi analisado no ano passado. Os protestos também vieram da bancada fluminense. O deputado Almir Moura (PL/RJ), afirmou que não consegue imaginar " o que dizer para o povo" de seu estado. A reclamação foi bombardeada pelo deputado José Divino (PMDB/RJ) que protestou ao dizer que os recursos destinados ao Rio de Janeiro representam 2% dos 10% que foram dedicados ao Piauí, estado do relator da área.

A polêmica vem num momento em que a comissão trabalha com prazo curto. A prorrogação dos trabalhos do Congresso Nacional se esgota no sábado. Os parlamentares divergiram até sobre os andamentos do trabalho no que diz respeito a hora do almoço, mas por fim optaram por suspender os trabalhos até às 14h30, quando retornaram para analisar o relatório setorial de infra-estrutura.