Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Macaé, localizada na região da Bacia de Campos, passou a ser uma das cidades do Rio de Janeiro a ser beneficiada com o fornecimento de Gás Natural Veicular (GNV).
A primeira bomba de abastecimento de gás do município foi acionada pela governadora Rosinha Matheus, e pelo secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, no posto Logomar, de bandeira BR, na Rodovia Amaral Peixoto.
Considerado pelo governo como um dos mais importantes projetos de interiorização do gás natural, a chegada do gás a Macaé corrige, segundo a governadora, uma falha de décadas. "Estamos corrigindo uma falha de décadas, pois Macaé está junto à Bacia de Campos, maior produtor brasileiro de petróleo e gás, mas não era abastecido por esse combustível. Agora, os motoristas em geral vão poder usar esse gás em seus veículos e fazer uma economia de 60% por tanque abastecido", disse Rosinha.
Segundo o secretário Wagner Victer, a próxima etapa será estender a oferta de GNV às residências e indústrias do município. Victer adiantou que, nesta primeira fase, estão sendo concluídas as obras de um novo duto, de 27 quilômetros de polietileno, para levar o gás a Macaé, cujo investimento será da ordem de R$ 8 milhões.
Ele informou, ainda, que atualmente 22 municípios do estado são beneficiados pelo gás natural proveniente de Campos. Os próximos municípios a receber o GNV serão São Gonçalo, Niterói, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Paracambi, Três Rios, Quatis, Piraí e Petrópolis, o que fará do Rio o estado com maior número de municípios abastecidos pelo produto em todo o país.