Governo fará levantamento sobre micro e pequenas empresas brasileiras

16/12/2003 - 16h27

Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretendem concluir no primeiro semestre do próximo ano um estudo sobre a situação das micro e pequenas empresas brasileiras. Em três meses, os técnicos do governo responsáveis pelo levantamento de dados querem definir novos critérios, para a identificar o mapa dos empresários brasileiros de pequeno porte.

Segundo o assessor especial da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Aloisio Tupinambá, a meta é facilitar a identificação de dados e o cruzamento de informações dispersas sobre o setor, para ajudar o governo a propor políticas para o segmento.

"Ainda hoje se trabalha muito no escuro", disse Tupinambá, queixando-se da falta de informações estatísticas sobre as atuações das micro e pequenas empresas.

Segundo ele, com o novo modelo - que levará em conta o número de trabalhores atuantes no setor e o faturamento das empresas - vai ser possível adotar estratégias a partir de informações como setores mais competitivos, concentração de empresas, principais mercados exportadores e metas.

"Com esse tipo de inteligência comercial poderemos definir políticas de governo mais focadas", disse o representante da Camex, após participar do 5ª Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.

O assessor especial da Camex disse ainda que o governo federal e o Congresso Nacional estão discutindo formas de incrementar a base jurídica das micro e pequenas empresas, com o objetivo de facilitar o comércio exportador. "Queremos uma base jurídica mais forte que os consórcios de exportação", disse.