Consea inicia implementação das Ações do Sistema de Vigilância Alimentar

16/12/2003 - 17h57

Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Na última reunião do ano do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), realizada hoje, foi assinado um Protocolo de Intenções entre os Ministérios da Segurança Alimentar e da Saúde para a implementação das Ações do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) em todo o país. O Ministério de Segurança Alimentar vai repassar R$ 4,3 milhões para as ações do programa, que vai servir de instrumento de acompanhamento sistemático dos indicadores de nutrição e alimentação das famílias de baixa renda, a população alvo do Programa Fome Zero.

A reunião do Consea, que contou com a participação de representantes de 17 estados, serviu também de preparação para a II Conferência Nacional, marcada para o período de 17 a 20 de março de 2004, em Olinda (PE). O ministro José Graziano explicou que a Conferência Nacional identificará a situação da segurança alimentar em todo país e indicará o que será feito nos próximos anos. "Essa Conferência vai nos dar o rumo para garantir o que vamos fazer daqui para frente, para garantir a todo brasileiro tomar café da manhã, almoçar e jantar, como quer o presidente da República".

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que no início do governo Lula tinha apenas dois Conselhos estaduais, hoje já conta com 17 e a previsão do ministro José Graziano é que até março todos os estados possam ter Conseas montados.

Ao final da reunião de hoje, o ministro José Graziano entregou à coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, o certificado de Parceria do Programa Fome Zero.