Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Começou há pouco a primeira parte da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que define a trajetória da taxa básica de juros da economia. Hoje é feita somente uma análise da conjuntura da economia e somente amanhã os membros do comitê, formando pelo presidente e diretores do BC, anunciam a decisão que tomaram. A taxa está hoje em 17,5% ao ano e foi reduzida em 1,5 ponto percentual no mês passado.
A Selic é considerada a taxa básica de juros porque é usada em operações entre bancos e, por isso, tem influência sobre os juros de toda a economia. A taxa é uma espécie de teto para os juros pagos pelos bancos nos depósitos à prazo. A partir dela os bancos definem quanto cobram em empréstimos a empresas e pessoas físicas.
Em tese, com o corte dos juros, o crédito fica mais barato, e os investimentos em produção são estimulados. Com isso, aumenta o nível de emprego e os consumidores ficam mais propensos a gastar, aumentando assim, a pressão sobre a inflação.