Brasil está em segundo no Pan-Americano de Xadrez

16/12/2003 - 7h35

Brasília - A segunda rodada do Campeonato Pan-Americano de Xadrez, disputada ontem (15) no Sesc de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi marcada pela vitória por WO (4 a 0) do Brasil sobre a Bolívia, que até o momento não apareceu na competição, e pela nova série de quatro vitórias da invicta equipe de Cuba, que no tabuleiro não deu chances aos paraguaios. Os cubanos agora lideram o campeonato com oito pontos; o Brasil está em segundo, com sete; o Paraguai conseguiu apenas um ponto e o Equador não venceu nenhuma partida, sem conseguir pontuar. No Pan-Americano, cada vitória vale um ponto e o empate vale meio.

Na série de partidas iniciada às 14h, enquanto os brasileiros descansavam favorecidos pela ausência boliviana, os cubanos Linier Dominguez, Lazaro Bruzon, Neyris Delgado e Walter Arencibia 58 derrotaram, respectivamente, os paraguaios Luis Vera, Edgar Espinosa, Jorge Soso e Jorge Vera. Na partida mais rápida, o cubano Lazaro, jogando com as peças brancas, venceu Edgar Espinosa com 34 lances, em pouco mais de 3 horas de disputa. Linier Dominguez venceu com 44 lances, Neyris Delgado com 53, e Walter Arencibia com 58.

Linier Dominguez, primeiro tabuleiro de Cuba, enfrentou o paraguaio, Luis Vera, de apenas 13 anos, e disse que está se preparando para uma final entre Brasil e Cuba.

"O jogo foi disputado, o garoto jogou bem, mas creio que o Mequinho será o adversário mais difícil, e faremos a final contra o Brasil", disse Linier, que começou a jogar xadrez com 7 anos e hoje, aos 20, é um dos grandes mestres internacionais.

Hoje a equipe de Cuba enfrentará a Bolívia – e vencerá também por WO se os bolivianos não chegarem ao Brasil – e o Equador encara o Paraguai.

As informações são da organização do campeonato.