Brasil enfrentará Espanha na final do Mundial Sub-20 de futebol

16/12/2003 - 7h56

Brasília - Um gol do meia Dudu Cearense, aos 20 minutos do segundo tempo, garantiu a vitória do Brasil sobre a Argentina e a classificação da equipe para a final do Mundial Sub-20 dos Emirados Árabes, às 14h45 (hora de Brasília) de sexta-feira (19), em Abu Dhabi, contra a Espanha, que derrotou a Colômbia por 1x0 na outra final.

O zagueiro Adaílton considerou boa a vitória de ontem (15) sobre a Argentina: "O jogo foi muito bom, mas foi muito truncado. Estamos unidos e confiantes, e isso aumenta a cada partida. Teremos agora pela frente a Colômbia ou a Espanha, que são times bem parecidos, jogam de forma aberta, e tem a mesma característica. Apesar disso, acho que o time da Espanha é melhor, não poderemos bobear quaisquer que sejam os adversários na grande final".

O " comandante " da Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial, Marcos Paquetá, afirmou: "Foi um jogo muito duro, mas foi bom. O grupo teve tranquilidade suficiente para administrar o placar, e o mais importante não caiu na tradicional catimba deles. Estes jogadores estão de parabéns pela vitória, e agora vamos continuar a trabalhar duro, com humildade, para chegarmos ao nosso objetivo final, que é o título".

Já o diretor das categorias de base da CBF, Branco, disse ter ficado muito feliz com a vitória sobre a Argentina: "Foi uma vitória muito importante, o grupo está de parabéns. Todas estas vitórias são fruto do trabalho sério que vem sendo feito pela Comissão Técnica. Todos estão unidos, confiantes, com uma vontade muito grande de conseguir este título para o nosso país. Estes jogadores tem muita técnica, muita qualidade. Lutamos até o final da partida e conseguimos nossa vaga na grande final, a Argentina é sempre um time difícil. Que venha agora a Colômbia ou Espanha!"

A equipe do técnico Marcos Paquetá jogou com Jefferson, Daniel Alves, Alcides Eduardo, Adaílton, Adriano (Gabriel), Carlos Alberto, Dudu, Juninho, Daniel Carvalho (Dagoberto), Kléber e Nilmar (Andrezinho).

Esta foi a sexta partida do time brasileiro na competição e a quarta vitória. A equipe venceu na estréia o Canadá por 2x0, depois empatou com a República Tcheca em 1x1 e perdeu da Austrália por 3x2. Nas oitavas-de-final venceu a Eslováquia por 2x2; derrotou o Japão nas quartas-de-final por 5x1, e hoje desclassificou os argentinos vencendo por 1x0.

Esta será a sexta final de Mundial da Seleção Brasileira, que busca seu quarto título da competição. O Brasil foi campeão mundial Sub-20 em 1983 (México), 1985 (União Soviética) e 1993 (Austrália). Em 1991 e 1995 foi vice-campeão.

As informações são da Confederação Brasileira de Futebol.