Berzoini comemora 500 mil contas no BB para aposentados do INSS

16/12/2003 - 12h53

Brasília, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A inclusão bancária e a percepção de que o aposentado de baixa renda pode ter acesso ao serviço bancário permite mais cidadania às pessoas. A opinião é do ministo da Previdência Social, Ricardo Berzoini, durante a cerimônia de registro no Banco do Brasil da conta corrente de número 500 mil para beneficiários do Instituto Nacional de Securidade Social (INSS). Segundo o ministro Berzoni, outra vantagem da conta simplificada é a redução dos custos com o pagamento dos benefícios e a segurança contra as fraudes que ocorrem mais facilmente com os cartõs magnéticos desvinculados de contas correntes. Para o ministro da Previdência, isso permite que o banco averigue os dados dos correntistas e dos beneficiários do INSS.

Esse tipo de serviço oferecido pelo Banco do Brasil começou em agosto deste ano, com a meta de atingir as 500 mil contas. Segundo o vice-presidente de Varejo do Banco do Brasil, Edson Marchado Monteiro, a próxima meta é chegar a 1 milhão e meio de contas até o final de 2004, ou seja, 500 mil a cada 6 meses. Os aposentados e pensionistas do INSS podem abrir uma conta corrente simplificada desde que ele receba o benefício através do Banco do Brasil e que o valor não ultrapasse a dois salários mínimos (R$ 480,00).

O aposentado e pensionista tem ainda a vantagem de receber o crédito oferecido pelo banco em igual valor ao do benefício. A taxa de juros é de 2% ao mês e o prazo de pagamento varia entre 6 e 24 meses. O empréstimo pode ser feito diretamente num dos 35 mil terminais de auto atendimento que o banco possui espalhados pelo país. Durante a cerimônia, a senhora Antonia Amancio de Oliveira, de 73 anos, agricultora aposentada, residente da cidade de Formosa (GO) e titular da conta de número 500 mil fez uma operação num terminal da agência central do Banco do Brasil em Brasília na presença do ministro da Previdência Social, Ricardo Berzoini e do presidente da instituição,Cássio Casseb Lima.