Agnelo lança pedra fundamental de estádio olímpico no Rio

16/12/2003 - 12h20

Rio, 16/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - "Espero que os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 se tornem uma referência para o desenvolvimento humano e econômico do país", declarou, nesta terça-feira, o ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, ao participar da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Estádio Olímpico João Havelange, no bairro de Engenho de Dentro, na Zona Norte carioca.

Segundo o ministro, a obra mostra que o Brasil está sendo equipado para sediar grandes eventos esportivos. "Se o país tem capacidade para fazer um bom Pan-americano, ele tem toda a condição para sediar os Jogos Olímpicos", avalia. Com capacidade para 45 mil pessoas, o estádio deverá ser inaugurado em março de 2005.

Para o homenageado João Havelange, este projeto terá uma finalidade muito importante, que é a de servir a juventude. Já o Prefeito César Maia lembrou que o projeto tem duas grandes finalidades: a esportiva e a de revitalizar os bairros do Méier e do Engenho de Dentro.

De acordo com a Prefeitura, a obra, que terá um custo de R$ 166 milhões, deverá gerar quatro mil empregos, diretos e indiretos. Localizado num terreno de 200 mil metros quadrados e projetado pelo arquiteto Carlos Porto, o Estádio Olímpico tem como principais parâmetros a segurança do público e o conforto. Segundo Porto, graças às várias saídas, o estádio pode ser esvaziado em 10 minutos.

Atendendo aos padrões do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Olímpico Brasileiro, da Federação Internacional de Futebol e da Federação Internacional de Atletismo, o moderno estádio será um dos principais locais de competição, onde irão ocorrer provas de atletismo e jogos de futebol dos Jogos Pan-Americanos de 2007.