Teleconferência discute inclusão educacional no país

13/12/2003 - 7h36

Brasília, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Consolidar e ampliar a Rede de Agentes de Inclusão Educacional, com a formação de 30 mil pessoas em todo o país, é o objetivo da teleconferência que será realizada nos dias 16 e 17 próximos, às 10 horas, pela Secretaria de Inclusão Educacional (Secrie/MEC).

Transmitida ao vivo, direto de Brasília, a teleconferência faz parte da segunda fase do curso de formação Capacitar para Incluir. A primeira etapa teve início em outubro e encerramento no dia 4 deste mês, em Santa Catarina. Dela participaram cerca de três mil pessoas de 980 municípios mais o Distrito Federal.

Na nova transmissão, estão previstas palestras sobre proteção integral à criança e ao adolescente, ações educativas complementares, freqüência e evasão escolar e controle social. Fazem parte da programação, ainda, a apresentação dos objetivos e das áreas de atuação da Secrie e uma palestra do titular da secretaria, Osvaldo Russo, sobre o programa Escola de Todos. Nela, Russo mostrará o mapa da exclusão educacional no Brasil.

A programação prevê, ainda, trabalhos em grupo. Os participantes terão a oportunidade de expor dificuldades e experiências bem-sucedidas nos municípios. Nessa fase, os municípios que já participaram da capacitação funcionarão como pólos - receberão representantes de outros municípios para assistir à teleconferência - e coordenarão as oficinas sobre os temas desenvolvidos.

Criada em julho deste ano, a Secrie assumiu como prioridade a tarefa de sensibilizar a sociedade para a formação da Rede de Agentes de Inclusão Educacional, formada por gestores municipais dos programas sociais, educadores, parceiros estaduais e membros da sociedade civil capacitados para desenvolver os programas e promover ações de inclusão educacional.

Dentre as primeiras atividades a serem realizadas pelos agentes, está o cadastramento de 1,5 milhão de crianças de sete a 14 anos que estão fora da escola, parte do programa Escola de Todos. A teleconferência pode ser sintonizada no Canal 6A-1, polarização horizontal, freqüência 1240, satélite BrasilSat B-1.