Brasília, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse há pouco que vai defender hoje, na reunião do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, que a senadora Heloísa Helena (AL) não seja expulsa e, por extensão, também os deputados Babá (PA), João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS) sejam mantidos no partido. "Isso será melhor para o presidente Lula, para os ministros Dirceu e Berzoini, para José Genoino, e também para o bem do PT", afirmou Suplicy.
Questionado sobre a proposta defendida pelo ministro das Cidades, Olívio Dutra, que é favorável que os parlamentares rebeldes sejam suspensos por um ano, e não expulsos do PT, o senador disse que concorda em parte. Ele sugere uma suspensão de seis meses para a senadora Heloísa Helena, a fim de que ela possa ser pré-candidata, em janeiro, à prefeitura de Alagoas. A senadora e os três deputados não seguiram a orientação do partido e votaram contra as reformas da Previdência e tributária.
"É tal a não compreensão em relação a querer expulsar, diferente do que foi feita até hoje com qualquer companheiro, que a senadora Heloísa Helena esta com a saúde abalada". De acordo com Suplicy, Heloísa Helena só deve comparecer a reunião do Diretório amanhã. A reunião do Diretório Nacional do PT esta sendo realizado no Hotel Blue Tree Park