Petrópolis promove casamento comunitário neste domingo

13/12/2003 - 10h01

Rio, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Palácio de Cristal, um dos prédios históricos mais visitados da cidade serrana de Petrópolis – conhecida como a cidade imperial – estará sendo palco de um casamento comunitário envolvendo cerca de 100 casais. O evento acontecerá amanhã (14), a partir das 17h, e será feito pela juíza da 1ª Vara de Família, Andréa Maciel Pachá e pelo teólogo Leonardo Boff, que lerá um texto ecumênico.

A solenidade é organizada pela organização não governamental (ong) Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, junto com o 3º Núcleo Regional da cidade. A maioria dos casais vive junto há muitos anos e alguns já têm filhos e netos.

Segundo os organizadores, a novidade deste ano são as tendas-cartórios que serão montadas nos jardins do palácio, onde os casais irão assinar os documentos necessários antes da cerimônia. É a segunda vez que esse tipo de evento é realizado na cidade - o primeiro ocorreu em 1999.

Segundo a juíza Andréa Pachá, o casamento comunitário é importante porque "aproxima mais a justiça do cidadão comum". Ela disse também que o projeto visa retificar certidões de nascimento e ajudar as comunidades mais carentes da região a regularizarem gratuitamente suas situações matrimoniais. " É um projeto de afirmação da cidadania", frisou.