Brasília, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro das Cidades, Olívio Dutra, - que integra o Diretório nacional do PT -, disse, há pouco, que vai propor ao Diretório na reunião de hoje que sejam suspensos os direitos partidários dos deputados Luciana Genro (RS), Babá (PA), e João Fontes (SE) e da senadora Heloísa Helena (AL) pelo período de um ano.
De acordo com o ministro, os parlamentares poderão, se desejarem, permanecer filiados. A comissão de ética do partido acompanharia o trabalho dos parlamentares: " Na medida em que a conduta for de cada vez mais respeito ao partido, a avaliação se tornará melhor. Se os antagonistas persistirem, a suspensão se transformará em expulsão do quadro partidário.
Olívio Dutra ressaltou que é necessário "dar uma chance" aos parlamentares rebeldes. Por outro lado, o ministro observou que o partido tem que ser respeitado nas instâncias coletivas, sem qualquer tipo de individualismo".
A reunião nacional do diretório do partido esta sendo realizado no Blue Tree Park Hotel, em
Brasília. Durante o encontro, os integrantes do Diretório vão decidir sobre a expulsão ou não dos parlamentares e vão fazer uma avaliação do primeiro ano de governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.