Rio, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com o objetivo de discutir a criação e o desenvolvimento de uma nova política de incentivo cultural para a região da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, começou hoje o seminário "Cultura para Todos", promovido pelo Ministério da Cultura e pelo Sesc Rio. O encontro reúne produtores, novos artistas, representantes da comunidade local e autoridades em torno das discussões sobre diversidade cultural, as deficiências de infra-estrutura, os patrocínios e investimentos e a criação de novos estímulos para a produção cultural na região.
Realizado no Serviço Social do Comércio (Sesc) de Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, o evento é um desdobramento da série de seminários "Cultura para Todos", realizada em nível nacional pelo Ministério da Cultura, entre julho e agosto deste ano, em 16 cidades brasileiras. O projeto, segundo o próprio Ministério da Cultura, pretende discutir com o maior número possível de artistas, produtores e gestores culturais, o modelo de financiamento público da cultura, o Sistema Nacional de Cultura e as políticas públicas.
A plenária final, na próxima segunda-feira (15), será aberta pelo ministro Gilberto Gil, que receberá dos grupos participantes a "Carta da Baixada", com as propostas tiradas do encontro.