Brasília, 13/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em entrevista coletiva há pouco, o presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, afirmou que apresentará ao Diretório Nacional do PT, na tarde de hoje, um documento do corpo majoritário do partido, que faz uma avaliação positiva da administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste primeiro ano de governo.
De acordo com o documento, o governo acertou nas áreas de política externa, macroeconomia, na construção de uma maioria no Congresso e na reavaliação dos programas sociais. Genoino declarou que, para 2004, as reformas política, judiciária e trabalhista serão prioridades para o governo.
Ele adiantou que na reforma trabalhista os direitos de férias, 13º salário, licença-maternidade, descanso semanal e fundo de garantia não devem ser flexibilizados. Os demais ítens, acrescentou, podem ser negociados entre empregadores e trabalhadores.
"Por outro lado, esclareceu que a esfera pública depende de investimentos privados. De acordo com ele, as grandes preocupações para 2004 dizem respeito à geração de emprego: "Com a priorização de ações que ajudem o crescimento econômico, que é o grande desafio para 2004", finalizou.