Brasília - Pela primeira vez, o Tesouro Nacional vai colocar no mercado um título pré-fixado de longo prazo. O anúncio foi feito pelo secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy, que adiantou que na próxima quinta-feira serão leiloadas Notas do Tesouro Nacional, tipo F (NTN-F), semelhantes às que já são oferecidas no mercado internacional por governos de economias mais desenvolvidas. O novo título vencerá apenas em 2008 e as capitalizações serão semestrais (com pagamento de cupons a cada seis meses), e pagamento de juros de 10% ao ano.
"Os outros pré-fixados pagavam juros e principal no final. Já esse novo título paga juros semestrais e juros mais principal, no vencimento", exlicou o secretário-adjunto do Tesouro Nacional, José Antônio Gragnani. Segundo ele, o novo título será leiloado em duas etapas: primeiramente, para os chamados "dealers" - os doze principais bancos do país - depois, para o chamado mercado secundário, onde qualquer empresa ou investidor pode comprar ou vender títulos. "Vamos fazer ofertas que atinjam um volume razoável para gerar um mercado secundário", informou Gragnani.
Segundo o secretário-adjunto, o Tesouro deve fazer outra oferta em janeiro do próximo ano para depois fazer novos leilões de modo a consolidar o novo título. "Títulos com cupons já são consolidados na economia. Isso é uma tendência natural e a gente só está seguindo a tendência".