Brasília - O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) recebeu o Certificado de Empresa Parceira do Fome Zero pelos trabalhos de apoio ao programa de combate à fome e à miséria no país. O diploma foi concedido pelo suporte tecnológico que o órgão faz aos programas sociais do governo federal e pelos projetos sociais desenvolvidos voluntariamente pela empresa e por seus funcionários.
Na solenidade de entrega, ontem (10), o presidente do Serpro, Henrique Costable, disse que a empresa espera completar em 2004 todos os requisitos para ser reconhecida como uma empresa de responsabilidade social.
O ministro de Segurança Alimentar, José Graziano, falou sobre a importância das ações sociais desenvolvidas pelo Serpro e destacou a parceria, principalmente porque a tecnologia e a informática estão muito distantes de várias cidades atendidas pelo Fome Zero. "Boa parte dos municípios não tem nem um aparelho de fax", disse o ministro. "A lista de beneficiários do Fome Zero é algumas vezes ditada de um telefone público e anotada por um funcionário do ministério e enviada à Caixa Econômica Federal", acrescentou.
Além do apoio tecnológico ao Fome Zero, o Serpro promove oficinas de capacitação em microinformática e já beneficiou mais de 11.500 jovens, oferecendo cursos de informática para estudantes de quinta a oitava séries. Só na periferia de Porto Alegre foram quase 2 mil adolescentes beneficiados.
Além disso, o órgão oferece estágio gratuito (desde microinformática a programação e idiomas) a estudantes de nível médio e superior, e mais 55 cursos diferentes a aprendizes de diversas áreas.
As informações são do site do Programa Fome Zero