Rosseto diz que Alca gerou impasse no mundo

11/12/2003 - 12h07

Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Com as discussões sobre a criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), o mundo chegou num impasse entre uma política neoliberal e uma nova agenda de solidariedade entre os povos dos países em desenvolvimento. A afirmação é do ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, durante a abertura do Seminário Agrícola Internacional, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Segundo o ministro, a agenda mundial não tem nada de globalização, mas de exclusão, e o que tem que ser discutido é uma agenda que garanta os direitos fundamentais de todos os cidadãos de todos os países, principalmente os que estão em desenvolvimento.

O seminário pretende discutir e avaliar as negociações da Organização Mundial do Comércio ( OMC), da ALCA e seus reflexos na agricultura familiar da América Latina. Participam do encontro, que termina amanhã (12), representantes do Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia e Brasil. No final será elaborado um documento com as principais propostas que será entregue na próxima semana, em Montevideu, no Uruguai, durante mais uma reunião cúpula do Mercosul.