Parceria entre governo e empresários estimula o Mercoeste

11/12/2003 - 7h44

Brasília - A política nacional para o desenvolvimento regional, elaborada pelo Ministério da Integração Nacional, e as cadeias produtivas dos estados que compõem o Mercoeste (Mercado Comum do Oeste) serão apresentadas no primeiro painel do I Encontro de Promoção de Investimentos do Mercoeste, que reunirá hoje no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), cerca de 200 representantes de instituições da sociedade civil, dos governos federal e dos sete Estados das regiões Centro-Oeste e Norte.

O encontro é promovido também pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma vez que o Mercoeste é um projeto de desenvolvimento criado por iniciativa das Federações das Indústrias dos Estados do Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e do Distrito Federal.

A programação prevê ainda debate entre representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e das instituições responsáveis pela gestão e administração dos Fundos Constitucionais de Financiamento – FCO, para o Centro-Oeste, e FNO, para o Norte. O tema serão os mecanismos financeiros e de fomento para o desenvolvimento sustentável da região.

"Vamos reunir todos os nossos parceiros a fim de estimular novas alternativas para desenvolver as cadeias produtivas das duas regiões", disse o secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste, do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Cesar.

As informações são do Ministério da Integração Nacional