Ouvidoria Geral da Repúbluica quer melhorar o atendimento ao público

11/12/2003 - 10h58

Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal pretende criar o Sistema Nacional de Ouvidoria Pública para os órgãos do Executivo. A intenção é facilitar o trabalho dos ouvidores e melhorar o atendimento ao cidadão.

Segundo a ouvidora geral da República, Eliana Pinto, o sistema funcionará no âmbito do Poder Executivo Federal. "Ao receber manifestação que não é da competência do Executivo, ela imediatamente será transferida para o poder competente e vice-versa. E assim o cidadão terá respostas mais fáceis e mais rápidas", destacou Eliana, durante o I Fórum Nacional de Ouvidoria Pública, iniciado hoje nesta capital.

Até amanhã (12), 189 ouvidores públicos de todo o país vão discutir formas de fortalecer as ouvidorias públicas federais, estaduais e municipais como espaço de exercício do controle social. "A Ouvidoria é de funamental importância. Por meio dela, o cidadão pode cobrar do Estado a melhoria do serviço público. Nesse sentido, a transparência estará sendo efetiva no serviço público brasileiro", observou a ouvidora.

Neste ano, a Ouvidoria Geral da República recebeu 1.446 manifestações, entre reclamações, sugestões e elogios relacionados à prestação de serviços públicos. O contato com o órgão pode ser feito pelo Correio, por meio do endereço - SAS. Q. 01, Bloco A, Edifício Darcy Ribeiro, 8º andar, Cep 70.070-905 - Brasília-DF; pelo E-mail C-gu@planalto.gov.br ou pelo faz - (61) 412-7249.