Museu Histórico do Maranhão abre programação de Natal

11/12/2003 - 14h59

São Luís, 11 (Agência Brasil - ABr) - O Museu Histórico e Artístico do Maranhão abre amanhã (12), às 19h, a programação de Natal, com a apresentação à comunidade do presépio natalino e a abertura da exposição Relicários da Fé, do artista plástico Flávio Veiga, na galeria interna da instituição.

O presépio, montado no saguão de entrada do casarão, retrata o nascimento de Jesus numa gruta, na presença de Maria, José e outros personagens em gesso, madeira, cerâmica e papel machê e vegetação "murta" e "unha-de-gato", característica dos cenários de presépios.

A montagem de presépios é uma tradição católica que vem desde a Idade Média, a partir de uma iniciativa de São Francisco de Assis. Ao longo dos anos, a tradição foi sendo diversificada segundo a cultura de cada povo ou de cada país.

No Maranhão, essa manifestação de fé ao Menino Jesus foi acrescida da Queimação de Palhinhas, solenidade que completa o ciclo dos festejos de Natal, que vão até o início de janeiro com a comemoração dos Reis Magos.

A exposição Relicários da Fé, do artista plástico Flávio Veiga, contará com 30 peças em tamanhos e formatos variados, confeccionadas em madeira, papel e flores. São relicários, recintos ou objetos especiais destinados a guardar relíquias e que servem ainda para adoração ou como peças decorativas. As peças estarão à venda e ficarão em exposição até o dia 6 de janeiro, quando será feita a queimação das palhinhas do presépio.