Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A informação divulgada ontem (10) de manhã pela Receita Federal de que o Tesouro Nacional não teria recursos para pagar ainda este ano todas restituições do Imposto de Renda foi um mal entendido, disse hoje o secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy. Segundo ele, a situação já foi esclarecida. "Agora eu acho que é um bem entendido", afirmou.
De acordo com Levy, não há nenhuma surpresa em relação ao imposto de renda, nem falta de dinheiro para pagar todos os contribuintes que ainda têm restituições a receber neste ano. Ele afirmou ainda que não poderia dar mais detalhes sobre a questão já que não era especialista no assunto. "Infelizmente não recebo restituição há algum tempo", brincou.
O desentendimento sobre o pagamento das restituições do IR ocorreu depois da Receita divulgar que o Tesouro não teria dinheiro para pagar este ano todos os contribuintes que ainda não receberam a restituição. Mas ontem mesmo o governo voltou atrás e decidiu que faria o pagamento até 30 de dezembro. Agora, além dos R$ 500 milhões que serão pagos a mais de 600 mil contribuintes, no próximo dia 15 de dezembro a Receita pagará também um novo lote, o oitavo, de aproximadamente R$ 1 bilhão a 1.200 contribuintes.