Rio, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Explosões ocorridas durante exercícios militares da Marinha assustaram hoje moradores da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. As explosões ocorreram no início da tarde e danificaram as janelas de várias casas do bairro. A Defesa Civil Municipal foi acionada pelos moradores e constatou que as explosões tinham origem nos exercícios de treinamento de guerra da Marinha.
No início da noite, o Primeiro Distrito Naval divulgou nota confirmando a realização das manobras militares e destacando que as explosões obedeceram os rígidos controles de segurança. A nota explicou que as manobras "têm como propósito adestrar o pessoal da Marinha no manuseio de explosivos", sendo "realizadas em ambiente controlado, onde são seguidos os mais rígidos critérios de segurança, inclusive com delimitação da quantidade de explosivos usada, visando evitar o risco de danos material e pessoal".
A nota oficial do Primeiro Distrito Naval conclui explicando que "no exercício de hoje, toda a área de terra mais próxima ao local da detonação estava fora do perímetro de danos, sendo que a embarcação que apoiou o adestramento encontrava-se a cem metros do local e não sofreu qualquer avaria provocada pelas detonações".