Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois de 73 dias e 20 mil quilômetros rodados, o ministro do esporte, Agnelo Queiroz, recebeu hoje, em Brasília, os integrantes da Expedição Brasil Adentro. A expedição viajou todo o país fazendo palestras e oficinas para as comunidades locais e praticando esportes de aventura como canoagem, rafting e escalada com o objetivo de divulgar o ecoturismo no Brasil. "O esporte dá a sua colaboração para a soberania do Brasil", disse Agnelo.
A equipe, formada por 15 pessoas, saiu de São Paulo no dia cinco de outubro e viajou pelo Sul, Sudeste e todo o Nordeste brasileiro. Guilherme Magalhães, um dos idealizadores do projeto, revelou que a divulgação do ecoturismo era o principal objetivo da expedição que foi toda realizada em parceria com entidades privadas e a Unesco. "É um projeto antigo que visa levar a conscientização ecológica e do ecoturismo para as comunidades visitadas", disse.
Ana Paula Brasil, uma das participantes da expedição, disse que o lugar mais bonito que visitou foi a Península de Maraú, na Bahia. "É o paraíso". E que a recepção da comunidade foi calorosa. "Em todo lugar que chegávamos, eles faziam festa e comemorações para a gente. Todos queriam saber quem éramos nós".
Hoje, serão lançados os livros "Destinos" e "A Arte das Parcerias", no Congresso Nacional. Em fevereiro, o "Primeiro Guia Brasileiro de Esporte de Aventura" será divulgado.