Empresas francêsas têm interesse em participar da organização do Pan 2007

11/12/2003 - 15h23

Rio, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O desenvolvimento econômico e a grande visibilidade internacional do Brasil abrem às pequenas e médias empresas francesas perspectivas de investir no país, afirmou hoje, o ministro do Comércio Exterior da França, François Loos, que chefia missão de 40 médias e pequenas empresas de seu país das áreas de transporte, alimentação, aviação, engenharia e bancos, interessadas em desenvolver negócios com empresas brasileiras.

Durante reunião promovida pela Câmara de Comércio França/Brasil, o ministro francês manifestou o interesse especial das empresas em participar do processo preparatório aos Jogos Panamericanos de 2007, que serão realizados no Rio de Janeiro. Ele prometeu voltar ao país com empresas especializadas na construção de instalações esportivas.

François Loos revelou que a França tem uma força-tarefa comprometida com os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008. Por isso acredita que a experiência das empresas francesas pode ajudar o município do Rio de Janeiro na preparação do Pan, sobretudo nos sistemas de transportes, segurança e comunicações.

O secretário municipal de Obras, Eider Dantas, apresentou ao ministro e comitiva o projeto de infra-estrutura para o Panamericano de 2007, considerado o primeiro passo para sediar as Olimpíadas de 2012. Os Jogos prevêem investimentos em negócios diretos e indiretos da ordem de U$ 1 bilhão. Serão no total 102 obras que irão gerar 100 mil empregos diretos e indiretos. Fora os investimentos estadual e federal, os recursos que serão comprometidos pela prefeitura são de U$270 milhões, informou Dantas.