Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os participantes da 12ª Conferência Nacional de Saúde celebraram a paz em comemoração na noite de ontem (10), quando o ministro da Saúde, Humberto Costa condecorou o empresário André Simões de Oliveira, sobrinho de Sérgio Vieira de Mello, o brasileiro morto em atentado terrorista à representação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Iraque.
Apresentada pela atriz Zezé Motta, a celebração contou ainda com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; do coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero, Frei Betto; e da secretária especial de Políticas de Promoção Racial, Matilde Ribeiro. O sobrinho de Vieira de Mello afirmou emocionado, ao receber a condecoração, que ele morreu fazendo o que mais amava: defender a paz.
O cantor Ney Matogrosso foi acompanhado pela platéia ao interpretar "A Rosa de Hiroshima" e além dele também se apresentaram o Afro Lata, do Rio de Janeiro; o Afoxé Filhos de Gandhi, da Bahia; e os grupos de música regional Aboio e Tiradentes, de Sergipe.
A 12ª Conferência Nacional de Saúde será encerrada hoje, quando os 3.000 delegados presentes votarem as propostas que definem as políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) para os próximos três anos.