Comissão estuda melhorias para o sistema educacional

11/12/2003 - 18h23

Brasília, 11/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A proposta do Ministro da Educação de criar um Sistema Educacional Único no país, começa a sair do papel. Uma comissão nacional, composta por representantes das Secretarias de Ensino Fundamental e de Ensino Médio do MEC e das associações que representam as universidades federais, municipais, estaduais, particulares e comunitárias, pretende discutir e encontrar uma fórmula para melhorar o sistema educacional brasileiro.

"A comissão vai estudar e reordenar todo sistema nacional de educação. Antes era só de ensino superior, mas agora ampliamos para participação das secretarias do MEC, para que a gente possa criar uma proposta de sistema educacional que se comunique, que não seja como hoje, quando acontece um problema e um joga a culpa no outro", afirmou a reitora Naira Amaral, presidente da Associação Nacional das Universidades e Faculdades Isoladas (ANUFI), uma das integrantes da comissão.

O grupo terá 60 dias para entregar uma solução viável para a educação no Brasil. A primeira reunião aconteceu nesta quinta-feira, e ficou definido que cada associação de ensino superior iria reunir sugestões em seus respectivos segmentos para apresentar ao grupo até o dia 22 de dezembro. "Nós estamos pedindo todas as contribuições às instituições que vão opinar até o dia 20, que é para apresentar no MEC no próximo dia 22 de dezembro", explicou a reitora.