Terra Brasilis mostra evolução da música, dança e percussão

10/12/2003 - 10h36

Brasília, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Uma viagem pela evolução da música, da dança e da percussão. É o que pretende o espetáculo Terra Brasilis, em cartaz no próximo fim de semana em Brasília. Na peça, o público poderá conhecer como a música se desenvolveu mesmo antes da chegada de Pedro Álvares Cabral.

Em entrevista à NBR, o canal a cabo da Radiobrás, o diretor do espetáculo, Fernando Bicudo, explica que Terra Brasilis foi o primeiro nome dado ao Brasil. "É uma visão contemporânea de como o Brasil e o povo brasileiro se formaram", explica Bicudo. "Mesmo antes de Cabral, existia um outro Brasil", acrescenta.

Com trilha sonora do maestro Sílvio Barbato, Terra Brasilis é um espetáculo multimídia. A música tem 29 movimentos, que representam as cenas. Um longa-metragem é exibido durante toda a peça. "Há também uma cenografia virtual que contracena com a real", explica Bicudo. "É um espetáculo com interatividade de elementos".

Para o diretor, Terra Brasilis é um trabalho de pesquisa. "É uma leitura histórica de como uma dança influenciou a outra, como a música se desenvolveu no contexto de criação artística". Fernando revela que o principal objetivo do espetáculo é provocar um despertar de consciência no processo de globalização. "Nós, que somos brasileiros, precisamos ter a consciência do que é a cultura brasileira", afirma. E completa: "A riqueza do Brasil é o povo brasileiro que, mesmo com a colonização selvagem, o coronelismo e a ditadura, é o povo da esperança".

Terra Brasilis está em cartaz de sexta (12) a domingo (14) no Teatro Nacional Cláudio Santoro, às 20h30.