Saltadores competem pensando em Atenas

10/12/2003 - 14h12

Brasília, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Será disputado, de sexta a domingo (12 a 14/12), o 42º Troféu Brasil de Saltos Ornamentais, no Parque Aquático Júlio de Lamare, complexo esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro. A competição é a principal da modalidade no calendário brasileiro e é seletiva para a Copa do Mundo de Saltos Ornamentais, que será o Pré-Olímpico da modalidade, de 18 a 22 de fevereiro, em Atenas.

Todos os principais saltadores do país estarão presentes, entre eles os medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo - Juliana Veloso (prata na plataforma e bronze no trampolim de 3 metros), e Cassius Duran (prata na plataforma). Também participarão da competição César Castro, quarto colocado por dois anos seguidos no Grand Prix de Saltos Ornamentais da Federação Internacional de Natação - FINA (2002 e 2003); Milena Canto Sae, medalha de bronze no trampolim de 3 metros do Pan-Americano Júnior de Saltos, disputado em setembro passado, em Belém/PA; Hugo Parisi e Ubirajara Barbosa, dupla vice-campeã mundial júnior em 2002.

Os cerca de 30 saltadores participantes representarão seis agremiações: Fluminense/RJ (Juliana Veloso e Hugo Parisi), Clube Semanal de Cultura Artística, de Campinas/SP (Milena Canto Sae), Abrasso/DF, Mackenzie/DF (César Castro), Adesef/PA e Pinheiros (Cassius Duran e Ubirajara Barbosa). Adesef e Pinheiros estarão representados por duas equipes cada um.

Programação:
sexta-feira - 12/12 (a partir das 10 horas)
Plataforma feminina (série completa - 9 saltos para cada um)
Trampolim de 3 metros masculino (série completa - 11 saltos para cada um)
Plataforma sincronizada masculina e feminina (5 saltos para cada um)

Sábado - 13/12
12h45 - Desfile das equipes participantes
13 horas - Trampolim 1 metro feminino (série livre - 5 saltos para cada um)
Trampolim 1 metro masculino (série livre - 6 saltos para cada um)

Domingo - 14/12 (a partir de 13 horas)
Trampolim 3 metros feminino (série completa - 10 saltos para cada um)
Plataforma masculina (ambos série completa - 10 saltos para cada um)

A série livre é de grau de dificuldade maior. Já a série completa soma a série livre e a obrigatória. Esta última com grau de dificuldade menor.