Porto Alegre, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As pequenas empresas gaúchas dos setores de móveis, carne bovina e utilidades domésticas em aço inox que participaram da Semana do Brasil em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, venderam US$ 236 mil nos três dias do evento. Além disso, conseguiram a projeção US$ 3,895 milhões em negócios para os próximos 12 meses.
Participaram do evento 104 representantes de empresas e entidades brasileiras, das quais 25 gaúchas. No grupo do Rio Grande do Sul, 15 empresas participam de projetos de exportação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS). O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros de Estado, além de representantes de governos estaduais e municipais.
A promoção foi da Agência de Promoção de Exportações (Apex-Brasil), que apontou, em uma pesquisa, vários setores que teriam potencial de exportação para os Emirados Árabes Unidos. Segundo o presidente do Sebrae/RS, Luis Roberto Ponte, que acompanhou a missão, e já retornou a Porto Alegre, as empresas gaúchas levadas pelo Sebrae/RS estimam que será possível abrir 115 novos postos de trabalho, como resultado dos contatos com potenciais compradores.