ONU:Annan homenageia Sérgio Vieira de Mello no Dia dos Direitos Humanos

10/12/2003 - 9h20

Nações Unidas - O secretário-Geral da ONU, Kofi Annan, divulgou hoje mensagem por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, em que saúda os defensores dos direitos humanos em todos os países, apontando na direção de um mundo onde a dignidade, a igualdade e os direitos inalienáveis do homem sejam plenamente respeitados.

"Os defensores dos direitos humanos esforçam-se em salvaguardar o primado do direito, reduzir a violência, a pobreza e a discriminação, construindo estruturas sociais mais livres, equitativas e democráticas", disse Annan.

O Secretário-Geral da ONU prestou também homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, Alto Comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos, que morreu, juntamente com outros 21 funcionários, no ataque à bomba contra as instalações da ONU em Bagdá, em 19 de agosto.

Kofi Annan, que considerou a morte de Vieira de Mello como um duro golpe para a ONU e seus princípios, exortou todas as pessoas no mundo a defender e promover a causa dos direitos humanos.

"A defesa dos direitos humanos não cabe apenas a pessoas intrépidas e corajosas. É uma responsabilidade, coletiva, de todos", acrescentou Kofi Annan.

O secretário-Geral das Nações Unidas nomeia ainda hoje o neo-zelandês Ross Montain como sucessor interino do brasileiro Sérgio Vieira de Mello no cargo de enviado das Nações Unidas para o Iraque.

Montain dirige atualmente o escritório da ONU para Coordenação e Auxílio Humanitário em Genebra.

ONU anunciou ainda que os trabalhos da instituição no Iraque serão coordenados a partir dos escritórios da entidade no Chipre e na Jordânia.

Segundo um relatório do Conselho de Segurança, um retorno a Bagdá seria muito perigoso. Os funcionários estrangeiros da ONU só devem voltar ao Iraque caso um futuro papel para a entidade justifique os riscos.

As informações são das rádios ONU e Nederland