Greve da Polícia Federal reduz emissão de passaportes no Rio

10/12/2003 - 16h58

Rio, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A greve da Polícia Federal no Rio de Janeiro reduziu o atendimento no setor de passaporte. Segundo a Assessoria de Comunicação da Superintendência da PF no Rio, por dia o serviço costuma receber 450 requerimentos, mas hoje diante da paralisação somente 28 foram registrados.

O diretor Jurídico do Sindicato dos Servidores da PF, Luiz Martinelle, disse que uma comissão de servidores está fazendo a seleção dos pedidos de passaporte e somente os de maior urgência serão atendidos, como os casos de doença e de viagem a trabalho.

Ainda de acordo com a PF, apenas 20 por cento dos atendimentos nos setores burocráticos estão sendo realizados, entre eles, os trabalhos de controle de empresas de segurança.

Na Delegacia de Polícia de Imigração não houve registro de atendimento a estrangeiros. Por dia a Delegacia costuma fazer 300 atendimentos. Lá são analisados os pedidos de prorrogação de prazos de permanência no país, mudanças de endereços e registros temporários de permanência.

Já os serviços considerados essenciais como as atividades de plantão, transportes de presos e aeroportos não foram paralisados, segundo a Polícia Federal.

Os servidores da Polícia Federal fazem amanhã uma nova assembléia para definir os rumos da greve.