Cristovam diz que ultrapassou meta de alfabetização de adultos

10/12/2003 - 20h05

São Paulo, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Governo Federal já superou a meta desse ano para a alfabetização de adultos. A informação foi dada há pouco pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque. "Eu defini uma meta de três milhões (de adultos alfabetizados) para 2003. Nós temos três milhões e setenta mil alfabetizados ou em sala de aula nesse momento, sendo dois milhões graças ao governo pagando aos professores e um milhão e setenta graças a movimentos sociais diversos e voluntários". No próximo ano a meta é alfabetizar cinco milhões de adultos.

Segundo o ministro, o Programa Brasil Alfabetizado já saiu da esfera do governo e está atingindo toda a sociedade. "Não é mais uma coisa do Governo Lula, está se transformando em um movimento social. Há muitas donas de casa alfabetizando, por exemplo, no prédio onde moram. Criaram-se ‘condomínios das letras’, como eu gosto de chamar", disse Cristovam, destacando também a participação de empresários que já estão realizando cursos de alfabetização em suas empresas ou procurando o MEC para orientação sobre como fazer.

"Ontem eu tive uma reunião com o presidente da Associação Brasileira de Supermercados e ele não apenas quer fazer isso nos supermercados com os funcionários dele, mas nos terceirizados. Quer pôr os supermercados do Brasil nessa campanha", revelou.

O ministro participou da solenidade de formatura da primeira turma de alunos alfabetizados pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU). A turma, com cerca de 150 alunos, é composta por pessoas carentes, como catadores de lixo.