Brasília, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social está reunido no Palácio do Itamaraty para fazer um balanço das políticas econômica e monetária, com a participação do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. De acordo com o ministro Tarso Genro, o presidente Lula solicitou que o conselho discuta, a partir de agora, diretrizes da política industrial.
"Saímos das questões macroeconômicas para uma questão mais específica, para a discussão de novo pacto político social que será o elemento-chave para o próximo ano", afirmou.
Sobre as críticas que membros do conselho têm a feito à reforma tributária, que está sendo encaminhada no Congresso, Tarso Genro observou que o conselho não tem o poder de aprovar nada, mas salientou que "o presidente acolheu 80% de nossas propostas e o Congresso em torno de 70% ou 65%". De acordo com o ministro, o conselho é um órgão de políticas públicas e a reforma tributária está "trancada" não por culpa do conselho, mas porque não se forma uma maioria visível no Congresso em cima de determinadas questões da reforma.
A reunião do conselho está sendo realizada simultânea à conferência internacional "Caminhos para um novo contrato social" que vai reunir mais de 10 países no Palácio do Itamaraty a partir de hoje. A conferência debaterá as experiências dos conselhos econômicos e sociais de vários países para que possam servir de referência à América Latina.