Cartilha e cartão do Pronaf-Pesca serão lançados no litoral paranaense

10/12/2003 - 8h18

Curitiba, 10/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Por ser o município que até o momento possui o maior número de contratos do Pronaf-Pesca (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Guaratuba, no litoral paranaense, sediará o lançamento hoje da cartilha do programa e também da entrega simbólica do Cartão Pronaf Pesca.

A Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca promoverá o lançamento, com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Banco do Brasil e da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

O secretário nacional de Agricultura Familiar, Walter Bianchini, e o secretário adjunto de Aqüicultura e Pesca, Romeu Porto Daros, participarão da solenidade que prevê ainda assinatura de contratos para repasse de recursos do Pronaf aos pescadores artesanais cadastrados. "O cartão Pronaf Pesca será uma forma rápida de o pescador retirar seu financiamento, reduzindo a burocracia", garantiu Carlos Roberto Bittencourt, diretor do Departamento Agropecuário da Secretaria estadual.

O financiamento para pesca varia de R$ 1,5 mil a R$ 5 mil, com juros de 4% ao ano, podendo ser reduzido para 3% ao ano com o pagamento em dia. A Secretaria da Agricultura tem 300 pescadores registrados para o financiamento. Segundo Bittencourt, até o final do ano este número deverá ultrapassar a marca dos 400.