Brasília - A equipe feminina do Brasil de tênis de mesa, formada Mariany Nonaka, Carina Murashige, Cláudia Ikeizumi e Camila Katsuno por embarca hoje para a disputa do I Mundial Juvenil, no Chile, de 14 a 21 de dezembro. A equipe masculina, que conta com Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto, Tiago Lopez e Diogo Kosaka , viajou ontem.
A equipe feminina foi convidada para jogar o Mundial devido à desistência de Cuba. No masculino, o Brasil está no Grupo D da disputa do torneio por equipes, ao lado de Alemanha, Egito e Chile. No feminino, a seleção juvenil, também na chave D, enfrenta a Alemanha, Egito e Romênia. Após a disputa de equipes vão acontecer os eventos de duplas e individual.
Para o técnico da equipe masculina, Marles Martins, os adversários do Brasil são fortes, mas há chances reais de avançar no torneio.
"Temos grandes chances de fazer uma ótima participação no Mundial. É um evento de alto nível e qualquer previsão de resultado é muito difícil. Com certeza, nesta primeira fase o Brasil terá como maior adversário os alemães", disse Marles, lembrando que os brasileiros seguem alguns dias antes para fazer aclimatação e treinar.
Em 2003, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa fez um investimento na categoria juvenil, possibilitando aos atletas a participação em vários eventos internacionais. Entre as principais conquistas do Brasil em 2003 estão o título de Gustavo Tsuboi no Aberto do Egito e a terceira colocação de Cazuo Matsumoto na Grand Finals, torneio que reuniu na Malásia os 10 melhores jogadores do ano.
As informações são da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.