PSB aprova moção em defesa da atuação de Roberto Amaral na Ciência e Tecnologia

08/12/2003 - 17h46

Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em seu IX Congresso Nacional, encerrado ontem, o PSB aprovou moção de apoio ao trabalho desenvolvido pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, representante do partido no governo Luiz Inácio Lula da Silva. A nota destaca os avanços obtidos pela Pasta, nesse primeiro ano de governo, no combate à exclusão social e ao atraso tecnológico, além da universalização dos benefícios da ciência e tecnologia. Ao final do Congresso, Amaral foi eleito vice-presidente do PSB, o que consolida sua posição dentro do partido.

Eis a íntegra da moção:

"O IX Congresso Nacional do PSB formula seu apoio à nova política nacional de ciência, tecnologia e inovação levada a cabo pelo MCT, sob a liderança do companheiro Ministro Roberto Amaral. Analisando essa política, o IX Congresso do PSB destaca os avanços obtidos no combate à exclusão social, no combate ao atraso tecnológico, na universalização dos benefícios da ciência e tecnologia e como instrumento insubstituivel em qualquer projeto de desenvolvimentom sustentável.

O IX Congresso saúda igualmente a política de descentralização da Ciência e Tecnologia e a federalização da aplicação e gestão dos recursos da União. O IX Congresso aplaude a posição do MCT em face da Base de Alcântara e apóia a propopostya do Ministro Roberto Amaral, apresentada à Assembléia-geral da UNESCO, para que parte do pagamento do serviço da dívida externa dos países em desenvolvimento seja amortizada por investimentos dos países devedores em ciência, educação, ciência e tecnologia.

O IX Congresso, finalmente, diz que a política desenvolvida pelo MCT corresponde às recomendações do Programa do Partido".