Petrobras anuncia adesão ao Pacto Global da ONU

08/12/2003 - 18h02

Rio, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Petrobras aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, um acordo voluntário onde empresas de todo o mundo se comprometem a garantir o respeito a nove princípios relativos a direitos humanos, condições de trabalho e meio ambiente. A adesão já foi comunicada ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan.

Ainda segundo a estatal, ao subscrever o documento da ONU, a Petrobras comprometeu-se a emitir declaração de apoio ao Pacto Global, divulgando-o entre empregados, acionistas, clientes e fornecedores; a integrar os nove princípios ao seu programa de desenvolvimento corporativo; a incorporar estes princípios à declaração da missão da companhia; a incluir o compromisso em seu relatório anual.

A idéia de um pacto entre a ONU e empresas foi lançada pela primeira vez por Kofi Annan em 1999, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, Suíça. O Pacto Global foi lançado oficialmente um ano depois. Dados divulgados pela Petrobras indicam que até setembro de 2003, 1.240 empresas de 55 países já haviam aderido ao pacto, liderados pela França, com 180 empresas, seguida da Polônia (176), Espanha (126), Filipinas (93), Índia (87), Brasil (76), Estados Unidos (69) e Turquia (36).

Amanhã e quarta-feira, a Petrobras participa do III Annual Global Compact Learning Forum, em Nova Lima, Minas Gerais, juntamente com representantes de empresas e instituições do mundo inteiro que aderiram ao Pacto Global. No encontro, a estatal brasileira apresentará estudo relativo ao desenvolvimento de um programa de gestão de fornecedores de serviços de engenharia, onde procura estimular seus parceiros a desenvolver ações socialmente responsáveis.