pauta

08/12/2003 - 15h47

Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - As verdadeiras condições salariais e funcionais enfrentadas pelos professores e pelos trabalhadores em educação, são o tema principal do livro "Identidade Expropriada – Retrato do Educador Brasileiro", que será lançado amanhã, (9), pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

De acordo com a presidente da CNTE, Juçara Vieira, a obra é mostra a realidade de cada educador. "Os dados desenham um quadro desanimador para o futuro da educação. Por ser uma atividade mal-remunerada, desvalorizada perante o governo e, consequentemente, oferecer pouquíssimas oportunidades de progresso material e ascensão profissional, o magistério tem atraído cada vez menos pessoas", revela a professora.

O livro, elaborado com base numa pesquisa feita pelos sindicatos filiados à entidade, traça um perfil dos professores e consegue esclarecer as causas da chamada "Síndrome Burnout", uma espécie de desgaste emocional do professor, responsável por dificuldades no desempenho e afastamento de vários educadores das salas de aula.