Moscou, Rússia -- O partido Rússia Unida do presidente russo Vladimir Putin lidera as eleições parlamentares.
Com 76,62% dos votos apurados, o partido governista obteve 36,7%, mais que o dobro dos votos obtidos até agora pelo partido rival mais próximo, segundo informou o representante da Comissão Central das Eleições,Vladimir Lysenko.
O partido Comunista é o que ocupa a segunda posição com 12,9%, mas está sendo seguido de perto Partido Democrático Liberal do ultranacionalista, Vladimir Zhirinovsky, com 12,1%.
Os dois principais partidos liberais da Rússia, o Yabloko e o União das Forças da Rússia, ainda estão abaixo dos votos mínimos necessários para terem representação no parlamento.
Mais de 25% dos 110 milhões de eleitores registrados tinha comparecido às urnas antes do encerramento das votações nesse domingo. Esse percentual é mais que suficente para que as eleições sejam consideradas válidas.
O governo temia um baixo comparecimento por causa da falta de entusiasmo das campanhas eleitorais. Duas horas antes do fechamento das urnas, apenas 47,65% dos inscritos haviam votado, percentual menor que os 53,9% registrados na última eleição para o parlamento (Duma) em 1999.