Gil defende criação do Instituto de Museus

08/12/2003 - 18h49

Brasília - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, defendeu hoje, em cerimônia no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), no Rio de Janeiro, a criação do Instituto de Museus, órgão ligado ao Ministério que seria responsável por gerir uma política conjunta para todos os museus brasileiros. "Estamos insistindo junto à Casa Civil para recolocar o Instituto de Museus na nossa pauta para 2004. A criação desse órgão é fundamental para a prioridade que queremos dar ao segmento de patrimônio material e imaterial", afirmou o ministro.

Na reforma administrativa que o Ministério da Cultura realizou em sua estrutura em setembro, estava previsto a criação do instituto. O Ministério da Planejamento, no entanto, preferiu deixar o novo órgão que centralizará os quase 40 museus ligados ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para uma segunda etapa da reforma, que deve ocorrer no próximo ano.

O ministro Gil passou a manhã no Belas Artes, onde participou da assinatura do protocolo de intenção firmado entre museu e o COPPE, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, para recuperar toda a infra-estrutura do MNBA. O MinC já investiu mais de R$ 2 milhões do Fundo Nacional de Cultura em obras emergenciais.

O diretor do MNBA, Paulo Herkenhoff, convidou oficialmente o arquiteto paulista Paulo Mendes da Rocha, professor da USP, para conduzir o projeto arquitetônico da reforma.

As informações são do Ministério da Cultura.