Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Três itens importantes para o esporte brasileiro foram aprovados pela Assembléia Geral Extraordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), realizada hoje no Hotel Holiday Inn Select Jaraguá, em São Paulo. Os 27 presidentes das federações estaduais e do Distrito Federal referendaram as decisões do Forum Atletismo do Brasil, encerrado ontem, no mesmo local. O Forum aprovou, praticamente na íntegra, o Projeto 2004-2008, elaborado pelo Conselho Técnico da Confederação. O documento vai nortear as ações da entidade para os próximos cinco anos, com o objetivo de desenvolver ainda mais o atletismo nacional, tendo como meta principal os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Também foram aprovadas propostas de alteração no Estatuto da CBAt. As mudanças eram necessárias para adaptação do estatuto ao novo Código Civil do país. Pelo novo Código - e agora pelo estatuto - as entidades dirigentes não podem ter fins econômicos e lucrativos e os dirigentes não podem ser remunerados. "Essa foi uma das razões para a convocação da Assembléia Geral Extraordinária", explicou o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "É que esta adaptação do estatuto precisava ser feita até 10 de janeiro próximo. E a nossa Assembléia Geral Ordinária será realizada em 17 de fevereiro", afirmou Gesta.
Por fim, a Assembléia aprovou por unanimidade a proposta da presidência da CBAt para a instituição do recall. Com esta providência, a Assembléia Geral Ordinária terá obrigatoriamente de decidir se quer ou não a permanência dos dirigentes da entidade, dois anos após as eleições. "É uma forma de a comunidade apoiar os dirigentes, se acha que eles estão atuando de forma satisfatória, ou de substituir quem ela entender que não está trabalhando bem", disse Gesta.
Um manifesto de apoio à permanência de Gesta, assinado pelos 27 integrantes da Assembléia, foi lido e entregue ao presidente durante a reunião.
Durante a Assembléia, foram divulgados os principais números do atletismo brasileiro. A entidade conta com quase 27 mil atletas filiados, 382 clubes e 1.040 árbitros. Em 2003, a CBAt, as federações estaduais e os organizadores autorizados realizaram mais 150 eventos oficiais.