Aurélio é ouro na Maratona em Mar del Plata

08/12/2003 - 9h15

Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O atleta paraolímpico brasileiro Aurélio Guedes dos Santos é o vencedor da Maratona de Mar del Plata. Ele terminou o percurso de 42km195m à frente de todos os concorrentes, inclusive, dos corredores convencionais. Oficiosamente, Aurélio fez a prova em 2h40, mas o tempo oficial do fundista da cidade de Marília-SP só será conhecido à tarde.

A organização da corrida, diante da surpreendente performance do brasileiro que chegou à frente de maratonistas portadores e não portadores de deficiência com larga margem de distância, deve levar em consideração os dois minutos de vantagem dados aos paraolímpicos no momento da largada da prova, para chegar ao tempo oficial e à real posição dos dois primeiros competidores na maratona que largaram da frente do Clube Naútico Mar del Plata, passando por ruas da zona portuária e pelo parque San Martin para chegar na Plaza España.

Os corredores convencionais, no transcurso da competição, chegaram a ultrapassar Aurélio Guedes, mas o brasileiro acelerou o ritmo e logo se distanciou de todos com enorme diferença de tempo e espaço até romper a fita de chegada.

Aurélio é um dos mais extrovertidos integrantes da delegação brasileira. Integra a equipe permanente de atletismo do CPB e se mantém há muito tempo como um dos atletas de ponta do esporte brasileiro e internacional. Em sua coleção de medalhas, guarda com carinho a de prata que ganhou no mundial da França em 2003. Na maratona de Tóquio foi medalhista nas últimas duas versões, ficando com o bronze em 2001 e a prata em 2002.

Ele perdeu a visão num acidente de moto e hoje tem apenas 15% de capacidade visual. Seu técnico é Ciro Winckler, com quem treina diariamente, na cidade de Marília. Reginaldo Rekofca Silva foi o atleta-guia que o acompanhou na competição deste domingo na Argentina.