Artista mostra a ministro obra que será dada a ganhadores do Prêmio Direitos Humanos

08/12/2003 - 15h40

Brasília, 8/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - O artista plástico Siron Franco apresentou hoje ao ministro Nilmário Miranda a obra de arte que será concedida aos vencedores do Prêmio Direitos Humanos 2003 na próxima quarta-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos. A peça, feita de material acrílico em forma de um grão de arroz, tem no interior vários grãos e um chip de computador. "Imaginei uma semente humana, que tivesse a forma de um arroz e, dentro, dezenas de sementes simbolizando a unidade na diversidade", disse o artista.

O Prêmio Direitos Humanos, que existe desde 1995, é concedido pelo governo federal a pessoas e organizações cujos trabalhos em prol dos direitos humanos sejam merecedores de reconhecimento e destaque por toda a sociedade. Neste ano, personalidades e instituições de 12 categorias temáticas receberão o Prêmio Direitos Humanos, em solenidade no Palácio do Planalto. Além de um diploma e da obra de arte do artista Siron Franco, cada premiado vai receber R$ 10 mil. "A gente quer, com isso, mostrar que direitos humanos é uma grande diversidade. É um universo muito amplo de temas ligados à defesa da vida", ressaltou o ministro Nilmário Miranda, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos.

Serão premiadas personalidades e instituições das seguintes categorias: Ações Afirmativas, Comunidades Indígenas, Crianças e Adolescentes, Educação em Direitos Humanos, Idosos, Imprensa Livre, Pessoas Portadoras de Deficiência, Segurança Pública, Proteção a Defensores de Direitos Humanos, Erradicação do Trabalho Escravo e Erradicação do Trabalho Infantil Doméstico.