Murilo Ramos Dubai (Emirados Árabes), 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Em menos de 24 horas em território dos Emirados Árabes, a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e empresarios permitiu a concretização de negócios e abriu perspectivas para empresas nacionais. A companhia Image, que administra satélites brasileiros, venderá imagens para empresa dos Emirados Árabes. Esses serviços servem, entre outras coisas, para subsidiar estudos ambientais e de segurança.
Outra empresa que pode se favorecer da visita de Lula é a Avibrás, fabricante de equipamentos militares. Existe a possibilidade de venda de um conjunto formado por caminhão, lançador de mísseis e os próprios foguetes. Estima-se que o valor da transação chegue a US$ 400 milhões.
Com o "boom" imobiliário que se verifica em Dubai e região, as empresas moveleiras nacionais têm o objetivo de vender peças para hotéis. De acordo com o diretor do departamento de Promoção Comercial, Mário Vilalva, o estágio de desenvolvimento do setor financeiro e a quantidade de operadoras de comércio colaboram para o sucesso dos negócios.
A Embraer, sediada em São José dos Campos (SP), começa a negociar um contrato para fornecimento de aviões civis e militares que pode chegar a US$ 200 milhões. Entre as aeronaves civis estão o Supertucano, o Embraer 145 - com capacidade para até 50 pessoas - e o Embraer 170.