Só 38 mil produtores de soja assinaram o Termo de Ajuste com o governo

07/12/2003 - 7h50

Porto Alegre, 7/12/2003 (Agência Brasil - ABr) - Até este final de semana, só 38 mil produtores de soja assinaram o Termo de Ajuste de Conduta e Compromisso dos Transgênicos no Rio Grande do Sul. O delegado do Ministério da Agricultura, Francisco Signor, disse que o número de documentos recebidos até agora é pequeno, mas que aposta que chegará a 100 mil. O prazo para assinatura estipulado na MP 131 termina na 3ª feira (9).

Entre as cláusulas, os produtores ficam obrigados a comercializar toda a safra até dezembro de 2004. Signor garante que se o prazo representar queda no preço do grão, o governo federal pode ampliar o prazo estipulado para a comercialização. Ele destaca no entanto, que não haverá prorrogação do prazo para adesão ao termo de compromisso. O documento, que também será exigido na obtenção de financiamentos da safra, está disponível nas agências dos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O presidente da Federação da Agricultura do estado (Farsul), Carlos Sperotto, anunciou que o governo federal anistiará todos os produtores que plantaram transgênicos nos últimos anos. Ele disse que recebeu a garantia, ontem (6), do ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu. Para Sperotto, a notícia abre caminho para que a adesão dos produtores ao termo de compromisso seja bem sucedida.